domingo, 7 de junho de 2009

¡Moleques!

Falhas no plenajamento e falta de direcionamento conjunto de um projeto às vezes podem ser desastrosas. Diretamente, quero me referir as intençoes do glorioso Sport Club Corinthians Paulista de finalmente ganhar o status e respeito internacional que deseja. A contrataçao de Ronaldo, o claro objetivo de jogar a Copa Libertadores da América em 2010 (ano do centenário), as ínumeras açoes de marketing e até a recentemente alardeada notícia de que Mano Menezes é o técnico com o 4º melhor aproveitamento de resultados em todo o mundo, segundo a CNN - explorado a exaustao pelos meios oficiais e nao-oficiais do clube -, comprovam. No entanto, alguns descuidos com fatos, teoricamente, menos midiáticos atrapalham o bom andamento da estratégia.

Explico. A equipe sub 18 de futebol do Corinthians veio à Espanha para participar de um Mundial de Clubes juvenil e protagonizou hoje (domingo 07/06) a maior vergonha do torneio. Nao, nao chegou a levar uma goleada histórica de nenhum clube europeu (mas isso foi mérito do goleiro). Fez muito pior que isso!

Na partida realizada hoje, válida pelas quartas-de-final do torneio, na qual enfrentou o Real Madrid, a mulecada do Timao levou um baile de bola dos blancos espanhois. O jogo terminou 3 X 0 para os donos da casa e poderia, sem nenhum exagero, ter acabado 8 ou 9 a 0. Incapazes de reagir e com deficiências técnicas nítidas, os jovens jogadores brasileiros só deram patadas o tempo todo e mais de uma vez tentaram iniciar brigas generalizadas. Até que finalmente conseguiram. Já nos acréscimos da partida, o Real Madrid selou a tranquila vitória com um belo gol de falta. Enquanto os jogadores corriam em direçao ao autor do gol para celebrar o momento, um dos protótipos de trogloditas do péssimo expresso corintiano deu um soco covarde no único jogador adversário que permaneceu quase onde estava. Outros dois infelizes seguiram o exemplo e aproveitaram a situaçao para também tirarem uma casquinha. Jogadores com idade profissional e atitudes de amador.

A continuaçao nao reservou nenhuma novidade. Pernas voam sem direçao pra todo lado, a turma do deixa disso invade o campo, alguns jogadores soltam a verborragia pela segurança de estarem rodeados de pessoas que nao deixaram a luta presseguir, até que cada time vai para o seu lado e tudo acaba. Acaba? nao, nao acaba.

Primeiramente, sem nem entrar no nível técnico, é inadmissível que treinadores e dirigentes permitam que seus jogadores se comportem como fizeram esses moleques do Corinthians. A tensao de um jogo difícil pode fazer com que um ou outro perca a razao, mas um time inteiro, titulares e reservas que entraram durante a partida, tomar atitudes beligerantes o tempo todo demonstra que o problema é mais complexo. Ou nao estao emprestando a devida atençao e apoio aos jovens ou, pior, estao estimulando esse comportamento.

Todo mundo sabe que a maioria dos jogadores de futebol brasileiros vêm de origem humilde e têm o costume de priorizar o futebol em detrimento da própria educaçao. O problema aumenta quando os clubes e empresários se aproveitam dessa ignorância e nao contribuem para a melhoria da formaçao dos garotos. Aí, um dia eles assistem um filme como Tropa de Elite, nao entendem porra nenhuma e acham que o negócio é sair distribuindo pancada pra todo lado. "Se o uniforme é diferente do meu, tem que apanhar".

Possivelmente pode ter acontecido isso com o rapaz que usava a braçadeira de capitao do Corinthians. "Sou o Capitao Nascimento agora". Foi ele, o capitao da equipe, quem iniciou a confusao no final do jogo. Entao pergunto: como é que um imbecil desse pode ser o escolhido para liderar o time. O técnico só pode ter pensado: "bom, como eu tenho 22 idiotas aqui, vou escolher o mais idiota de todos para ser o exemplo e meu braço direito dentro de campo".

Como as fotos estao um pouco ruins, segue um vídeo que mostra o arrefecimento da confusao e as vaias dos espanhois dedicadas ao clube brasileiro. Depois, quando os jogadores chegaram mais perto da arquibancada para irem ao vestiário, ainda levaram cusparadas. "Podia atacar pedras em vocês, mas cuspir é mais adequado para esse time nojento", gritou um torcedor. Exagerado? Um pouco, mas nem os brasileiros que assistiam a partida tiveram compaixao de argumentar em favor dos lutadores de jiu jitsu do Corinthians.

E, assim, para usar metaforicamente uma expressao do próprio meio futebolístico, um bando de juvenis viajam à Europa para representar um clube da importância do Corinthians e, em vez de apresentarem um futebol decente para despertarem admiraçao nos gringos, protagonizam uma paspalhada dessa, manchando a imagem da camisa que vestem e ajudam a consolidar ainda mais a equivocada, porém disseminada, ideia de que, em geral, os brasileiros sao selvagens e perigosos. E que o Corinthians é o abrigo dos piores deles.

Como corintiano que sou, espero que poucos ou nenhum dos garotos que vi serem humilhados pelos jovens do Real Madrid hoje vistam a camisa profissional do Corinthians; e agora falo de nível técnico TAMBÉM.

PS: Em justiça, informo que o Brasil continua bem representado no torneio pelo Sao Paulo Futebol Clube, que é considerado um dos melhores times da competiçao e está despertando admiraçao nos espanhois. Ponto para os bambis!

2 comentários:

  1. Tava lendo até o final e achei que vc fosse esquecer de mencionar a campanha do Tricolor. Champs, não adianta....o Corinthians está longe de ser um time internacionalmente admirado...uma pena! Enquanto isso continuo sofrendo com esse péssimo Tricolor aos trancos e barrancos...abraço!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, pouco me importa a repercussão do Corinthians fora do pais. O que interessa é que ele esta entre os 3 melhores do pais atualmente.. E vai ganhar a triplice coroa esse ano.. Toma vergonha na sua cara e para de elogiar o são paulo.. Shame on you rapaz..

    ResponderExcluir